No dia 30 de junho de 2026, às 17h30, as Centrais Sindicais de Minas Gerais convocam uma grande mobilização na Praça Sete, em Belo Horizonte. O evento, que visa a luta pelo fim da jornada de trabalho 6×1, contará com a participação destacada da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que está na vanguarda dessa mobilização.
O presidente da CSB de Minas Gerais, Hely Aires, e a vice-presidente, Antonieta Faria (Tieta), estão ativamente envolvidos na organização do ato, ressaltando a importância da união entre os trabalhadores e movimentos sociais. A participação deles reflete o compromisso da central em lutar por melhores condições de trabalho e direitos para todos.
A mobilização é resultado de uma reunião realizada no dia 19 de junho, onde representantes das centrais discutiram os encaminhamentos da reunião das Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular. Durante o encontro, foi definida a programação do ato, que contará com falas de lideranças sindicais, incluindo Aires e Antonieta, além de representantes de movimentos sociais e parlamentares presentes. Após as intervenções, os participantes seguirão em caminhada até a Praça da Estação, onde o ato será encerrado.
Além do ato principal, diversas atividades preparatórias estão programadas para os dias 24, 25, 26 e 29 de junho em diferentes regiões de Belo Horizonte. Veja a programação:
• 24/06: Barreiro
• 25/06: Alípio de Melo e Padre Eustáquio
• 26/06: Venda Nova
• 29/06: Centro de BH (Praça Sete), com ações de divulgação durante todo o dia.
Os organizadores também estão verificando a viabilidade de instalar um telão de LED e um sistema de som para garantir que as mensagens cheguem a todos os presentes. Jairo, representante da CUT, ficará responsável por levantar informações sobre os custos e a logística necessária.
Os materiais de divulgação, que incluirão as logomarcas de todas as centrais e movimentos sociais participantes, estão sendo preparados para fortalecer a comunicação com a base e promover o ato de forma eficaz.
A mobilização do dia 30 de junho é uma oportunidade para que os trabalhadores demonstrem sua união e força. As centrais sindicais enfatizam que o sucesso das atividades depende da participação de todos.
Para mais informações sobre as atividades e como participar, acompanhe as redes sociais das Centrais Sindicais de Minas Gerais. A luta é coletiva e todos são convidados a fazer parte dessa importante jornada.
Participaram da reunião CSP, Rafael Duda, CSB – Hely Aires e Antonieta (Tieta), CTB, Valéria Morato e Gelson Alves, Central Pública, Marcelo Delão, Força Sindical, Elienai, NCST – Marco Xavier, CUT, Jairo e Estefânio, Intersindical, Eriko, e pela UGT, Adolfo Grigor.
