F E S M I G

Mobilização das Centrais Sindicais de Minas Gerais: atividades em prol da redução da jornada de trabalho

No dia 30 de junho de 2026, às 17h30, as Centrais Sindicais de Minas Gerais convocam uma grande mobilização na Praça Sete, em Belo Horizonte. O evento, que visa a luta pelo fim da jornada de trabalho 6×1, contará com a participação destacada da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que está na vanguarda dessa mobilização.

O presidente da CSB de Minas Gerais, Hely Aires, e a vice-presidente, Antonieta Faria (Tieta), estão ativamente envolvidos na organização do ato, ressaltando a importância da união entre os trabalhadores e movimentos sociais. A participação deles reflete o compromisso da central em lutar por melhores condições de trabalho e direitos para todos.

A mobilização é resultado de uma reunião realizada no dia 19 de junho, onde representantes das centrais discutiram os encaminhamentos da reunião das Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular. Durante o encontro, foi definida a programação do ato, que contará com falas de lideranças sindicais, incluindo Aires e Antonieta, além de representantes de movimentos sociais e parlamentares presentes. Após as intervenções, os participantes seguirão em caminhada até a Praça da Estação, onde o ato será encerrado.

Além do ato principal, diversas atividades preparatórias estão programadas para os dias 24, 25, 26 e 29 de junho em diferentes regiões de Belo Horizonte. Veja a programação:

•   24/06: Barreiro
•   25/06: Alípio de Melo e Padre Eustáquio
•   26/06: Venda Nova
•   29/06: Centro de BH (Praça Sete), com ações de divulgação durante todo o dia.

Os organizadores também estão verificando a viabilidade de instalar um telão de LED e um sistema de som para garantir que as mensagens cheguem a todos os presentes. Jairo, representante da CUT, ficará responsável por levantar informações sobre os custos e a logística necessária.

Os materiais de divulgação, que incluirão as logomarcas de todas as centrais e movimentos sociais participantes, estão sendo preparados para fortalecer a comunicação com a base e promover o ato de forma eficaz.

A mobilização do dia 30 de junho é uma oportunidade para que os trabalhadores demonstrem sua união e força. As centrais sindicais enfatizam que o sucesso das atividades depende da participação de todos.

Para mais informações sobre as atividades e como participar, acompanhe as redes sociais das Centrais Sindicais de Minas Gerais. A luta é coletiva e todos são convidados a fazer parte dessa importante jornada.
Participaram da reunião CSP, Rafael Duda, CSB – Hely Aires e Antonieta (Tieta), CTB, Valéria Morato e Gelson Alves, Central Pública, Marcelo Delão, Força Sindical, Elienai, NCST – Marco Xavier, CUT, Jairo e Estefânio, Intersindical, Eriko, e pela UGT, Adolfo Grigor.

Tags :

Fale com a gente